Porque o advogado é chamado de doutor?

Home »

Dizem por ai que doutor é quem faz doutorado, mas parece que esse não é o caso do advogado que é chamado de doutor mesmo sendo apenas bacharel ou graduado em direito. Porque o advogado é chamado de doutor?

PG - PG


// Respostas

advogados, juizes, medicos e toda ou qualquer outra profissão que usa esse titulo sem ter concluido o curso de doutorado está errado, doutor é qualquer pessoa q tenha formado o curso de doutorado, se vc é profissional de ed. fisica com doutorado, vc pode ser considerado doutor e se seu medico chegou apenas ao mestrado ele é meramente um mestre

Rodrigo Dantley - Belo Horizonte

Em 1º de agosto de 1825, foi emitido um Decreto Imperial (DIM), pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, que deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827 e que: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título (grau) de doutor para o advogado.

Se continuarmos estudando um pouco mais de história percebemos que o povo humilde do tempo, tinha o hábito de chamar a todos que tivessem um pouco mais de estudo de "doutor".

Ainda hoje isso ocorre. Infelizmente, mesmo depois de tantas mudanças em nosso Brasil, as elites continuam a se reunir em classes (OAB) para sufocar e impedir qualquer mudança que possa vir a prejudicá-los.

Qualquer cidadão porém com um pouco de lógica (nem precisa ter estudo) sabe que quem cursa bacharelado é bacharel, mestrado é mestre, e DOUTORADO é doutor.

Logo....nem advogado, nem médico é doutor, salvo, os que realmente cursaram doutorado.

Osvaldir Kowal - Canoinhas - SC


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade