Porque fazer mestrado?

Home »

O mestrado é uma espécie de pós-graduação ou ela só pode ser feita após a pós-graduação. Qual a razão de uma pessoa fazer um mestrado, para que ele serve e como é feito este tipo de formação?

PG - PG


// Respostas

O doutorado é um grau acadêmico bastante desejado por muitas pessoas. Basicamente é uma formação em pós-graduação stricto sensu em que o mestrando estará se preparando para a atuação como mestre ou professor no ensino superior, tanto em faculdade como em universidade. Embora muitas universidades e principalmente faculdades não tenha a totalidade de professores mestres, em alguns casos o Ministério da Educação obriga a instituição a manter um determinado número de professores como mestrado ou doutorado, isto acontece com as universidades e centros universitários.

O porque de fazer um mestrado é que além de ter uma formação mais aprofundada em determinado saber, o mestre é bem mais remunerado nas universidades. O simples fato de ter um título de mestrado ou doutorado já é o suficiente para ter o salário aumentado significativamente. Então acredito que seja uma boa alternativa para quem deseja ter uma boa formação acadêmica e buscar um salário mais adequado como professor universitário no Brasil.

Além do mestrado acadêmico, existe também o mestrado profissional. Para outras informações sobre pós-graduação, mestrado ou doutorado, acesse o site da CAPES: http://www.capes.gov.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade