Porque a Sociologia é considerada uma ciência?

Home »

A Sociologia pode ser considerada uma ciência? Quem é considerado como o pai da sociologia e quais os trabalhos a fundamentaram?

PG - PG


// Respostas

A Sociologia passou a ser considerada como sendo uma ciência a partir do trabalho de Augusto Comte, que é considerado por muitos como o pai da Sociologia atual.

Augusto Comte trabalhou com o principio de que a Sociologia deveria ser vista como uma Ciência da Sociedade e por isso denominou-a inicialmente como sendo a “física-social”

Baseado em ideais iluministas do século XVIII, Augusto Comte afirmou que a Sociologia deveria tratar de estudar a sociedade tal qual ela é, e não tentar alterá-la de algum modo, este principio foi denominado de principio “positivista”, portanto o sociólogo pretende analisar a sociedade como ela é e apenas isto.

Portanto, é necessário adquirir e construir conhecimento de forma sistemática para se produzir análises sociais a respeito da realidade nos cerca. Compreender estas análises e interpretá-las através da ótica dos conhecimentos que já foram produzidos anteriormente a este respeito é um ato cientifico e de grande importância.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade