Porque a justiça é cega?

Home »

É comum ouvirmos dizer que a justiça é cega, inclusive em alguns lugares existe uma imagem de uma escultura com uma venda nos olhos. Porque a justiça é considerada cega qual significado disso em termos práticos?

PG - PG


// Respostas

O termo que diz que a justiça é cega é porque ela é imparcial, isto é, a justiça não pode ser tendenciosa e observar apenas um lado da história ou dar mais importância apenas um lado em detrimento ao outro. Por justiça cega não significa que ela não enxerga nada o que não use argumentos no sentido de observar os fatos, mas que ela não pode favorecer um lado mais do que o outro e por este motivo o sentidos dela ser cega é de que ela precisa de fatos comprovados para que as decisões tomadas sejam baseadas exclusivamente na verdade e não em um pré-conceito.

Quando um juiz vai julgar uma causa ele precisa pautar exclusivamente nos fatos que foram apresentados pelos advogados de defesa de acusação,  naturalmente que é embasado na lei. Então quando o juiz vai julgar uma causa,  antes de receber os fatos ele precisa ser totalmente cego no sentido de não levar pré-conceitos e sim concentrar-se na verdade dos fatos que foram apresentados e então embasado na lei julgar de forma imparcial e justa. Não sei se consegui explicar, mas esta é a minha interpretação e o meu entendimento de justiça cega.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade