Porque a história foi dividida em períodos?

Home »

Hoje sabemos que a história tem vários períodos, como Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Mas porque a história foi dividida em períodos?

PG - PG


// Respostas

Principalmente para facilitar a compreensão e o estudo.  A divisão procura agrupar períodos de tempo com relativas semelhanças históricas e culturais. A transição entre um período e outro é definida principalmente por acontecimentos importantes que são escolhidos como marcos, permitindo assim, uma delimitação para fins de estudo de uma transição entre um período e outro. Por exemplo:

A princípio os homens apenas conseguiam se utilizar de ferramentas simples e arcaicas, feitas de pedra lascada, ossos e pedaços de galhos. Esta idade foi chamada de a “Idade da Pedra Lascada”, o homem então evoluiu e descobriu maneiras de trabalhar melhor os utensílios feitos de pedra, neste período surgem ferramentas mais elaboradas, mas que ainda são totalmente construídas com materiais obtidos “in natura” na natureza “Idade da Pedra Polida”.

E finalmente a descoberta de como conseguir trabalhar os metais é considerado um marco histórico que marca a passagem  da “era da  pedra polida” para a “era dos metais”.

Por via de regra, a periodização clássica da história  divide a historia em 5 períodos principais:Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade