Porque a data do carnaval muda a cada ano?

Home »

O feriado do carnaval nunca cair na mesma data e varia bastante de um ano para o outro. Porque a data do carnaval muda todo ano e quem determina qual é a data em que ele irá cair em cada ano? Existe algum calendário pré-definido que é seguido ou isso é escolhido por algum tipo de razão?

PG - PG


// Respostas

Este calendário é pre-definido.

Os antepassados sempre tinha suas datas definidas com base nas fases lunar. E essa variação de data é oriunda das fases da lua.

Pode ate parecer estranho mas o carnaval é definido pela religião católica.Veja como:

O carnaval exatamente 40 dias antes da sexta feira da paixão ( morte de Jesus Cristo). Dito popular: "Não existe paixão sem cheia".

Isso significa que toda sexta feira da paixão tem como base a lua cheia. Sendo assim, é verificado antecipadamente qual sexta feira do mês de março ou abril é lua cheia. Então apropriou-se dessa sexta feira como sendo SEXTA FEIRA DA PAIXÃO e conta retroativo ( antecipado)40 dias que fica definido a data do carnaval.

O Carnaval incia no sábado e vai até na terça feira. A quarta feira posterior ao carnaval é considerado como quarta feira de cinzas que é o dia que da inicio a chada de SEMANA SANTA que tem duração de 40 dias.

Então temos a seguir da sexta feira da paixão (40 dias após o carnaval) é o sábado de aleluias e depois o DOMINGO DE PASCOA ( ressurreição de Jesus Cristo).

E datas como essas que são religiosas ( Católica) no Brasil, hoje se tornaram datas comerciais e assim todas elas são respeitadas por interesses não religioso mas comercial.

Idelma Silva - Araxá - MG


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade