Porque a Alemanha foi dividida em oriental e ocidental?

Home »

Embora não exista mais a divisão atualmente, a Alemanha já foi dividida em dois países, mas porque isso aconteceu e quais as razões os o porquê da Alemanha ter sido dividida em oriental e ocidental?

PG - PG


// Respostas

Após a guerra, que chegou a tirar a vida de quase 10 milhões de soldados alemães e destruiu diversas cidades vitimando também um grande número de civis, uma parte da Alemanha preferiu aderir ao modelo capitalista e sob a tutela dos aliados, cujo principal representante era o governo dos EUA, procurou reerguer seu governo, a qual ficou conhecida como  “Alemanha Ocidental”.

A outra parte da Alemanha se manteve fiel ao padrão socialista sobe a tutela da URSS a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, esta parte da Alemanha foi chamada de “Alemanha Oriental”. 

A instabilidade entre os dois lados cresceu sobre maneira de modo que em 13 de Agosto de 1961, durante a madrugada deram-se início as obras para a construção do muro de Berlim, que tinha como função dividir as 2 partes da Alemanha que adotavam regimes político-econômicos diferentes. Por muitos anos o muro dividiu sonhos e famílias e era vigiado dia e noite por soldados e guardas armados. Este muro se tornou um dos maiores símbolos da guerra fria, um símbolo de divisão e de sofrimento. O muro de Berlim caiu em 9 de novembro de 1989, e sua queda foi comemorada por um multidão no mundo todo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade