Porque 8 de março é o dia internacional da mulher?

Home »

Por que o dia 8 de março foi instituído como o dia internacional da mulher? Existe algum motivo em específico para ter sido escolhido esta data ou foi apenas uma escolha aleatória?

PG - PG


// Respostas

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada em boa parte dos países no dia 8 de março e a razão que levou a adotar esta data não é necessariamente específica, mas a causa da comemoração está ligada aos esforços feitos especialmente no início do século passado por melhores condições de vida e trabalho das mulheres. A revolução de 1917 na Rússia é um exemplo.

Nos países do ocidente a data é comemorada desde o início do século passado, mas foi a partir da década de 1960 que ganhou mais atenção, sendo liderado pelo movimento feminista.

A data deve ser considerada importante, mas longe das aberrações feministas e machistas. O reconhecimento é muito válido e esforços sempre precisam ser feitos para a melhoria de vida, trabalho e outros direitos, sejam de homens ou mulheres.


O dia da mulher é por que no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

beatriiz - quixeramobim


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade