Por que os Estados Unidos é mais desenvolvido que o Brasil?

Home »

É comum encontrarmos pessoas reclamando do Brasil e apontando para o quanto as coisas são diferentes nos Estados Unidos da América. Mas por que o Brasil não desenvolveu sua economia assim com a americana e quais os fatores que fizeram dos Estados Unidos serem melhores economicamente que o Brasil?

PG - PG


// Respostas

Esta pergunta poderia ser respondida de diversas formas talvez necessitassem livro inteiro para uma resposta mais convincente, visto que os motivos podem ser vários e  alguns  muito subjetivos. Seria necessária uma análise muito profunda, histórica é sem dúvida nenhuma seria necessário garimpar muita informação para tentar chegar a uma conclusão convincente.

Mas de uma maneira rápida é possível identificar alguns fatores que podem ter contribuído ou até determinado o enorme progresso econômico dos Estados Unidos e o pouco desenvolvimento do Brasil ou da economia brasileira. Um desses fatores que para mim é de extrema importância foi os meios de transportes que tiveram um grande desenvolvimento dos Estados Unidos eu mesmo não aconteceu por aqui, por exemplo, estradas de ferro. Vou citar dois exemplos:

Recentemente eu estive acompanhando alguns episódios da série Gigantes da Indústria no canal History e se você não viu, vale a pena ver. O documentário em forma de série conta a história da industrialização americana e fica claro que o sistema ferroviário que foi criado lá permitiu o desenvolvimento de todo o país. Um sistema amplo ligando todas as regiões do país. É impressionante.

Outro exemplo foi uma reportagem que vi no Canal Rural onde um grupo de produtores rurais brasileiros esteve nos Estados Unidos visitantes proprietários rurais de lá e no final um dos brasileiros fez uma avaliação da situação americana e brasileira. Ele mostrou claramente que lá os produtores têm linhas férreas muito próximas o que facilita o escoamento da produção e aqui a história é outra.

É claro que não foi apenas o sistema ferroviário que ajudou os Estados Unidos a ser o que é, mas economicamente falando creio que foi um dos itens determinantes.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade