Por que o Império Romano caiu?

Home »

O Império Romano foi talvez o mais forte de todos os impérios antigos que existiram, sua superioridade e importância foi tremenda para a sua época, mas ele teve um fim. Por que o Império Romano caiu?

PG - PG


// Respostas

Uma serie de fatores foi responsável pela queda de um dos maiores impérios da antiguidade, Roma, cujo declínio teve início por volta do século III da era crista.

Encontrar e descrever a causa primeira da queda do império romano não é fácil, mas alguns pesquisadores concordam que a imensidão do território conquistado e a distancia entre estes, fez com que o império começasse a sofrer uma grande pressão por parte dos povos vizinhos aos territórios conquistados e ate mesmo por parte de alguns dos povos até então já dominados.

O império teve de se retrair em busca de fortalecimento e isso fez com que a Mão de obra se tornasse relativamente escassa por conta do baixo numero de escravos capturados. A economia então passou a sofrer por conta da falta de Mao de obra, e as invasões aos territórios se tornaram cada vez mais frequentes. Estes povos, assim chamado “Bárbaros”, se tornavam cada dias mais sofisticados e pressionavam constantemente o império por meio destas invasões.

A população começou a deixar as grandes cidades e a economia então se desestrutura totalmente. E podemos dizer que este é o fim de um dos maiores impérios que a humanidade já conheceu.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade