Por que a filosofia incomoda tanto e porque ela nasceu na Grécia?

Home »

A filosofia é amada por uns e nem tanto por outros. Qual a importância que ela representa e porque há este incômodo para muitos, isto é, por que a filosofia incomoda tanto e porque ela nasceu na Grécia?

PG - PG


// Respostas

A filosofia incomoda muito, pois a base do pensamento filosófico é o questionamento. A filosofia questiona todas as instituições e pensamento vigentes, inclusive a si mesma, e isso a torna uma ciência muito perigosa para os detentores do poder.

Mas a filosofia não incomoda apenas os poderosos, ela incomoda também as pessoas simples que preferem ter um mundo recheado de certezas á um mundo cheio de duvidas e questionamentos.

Com relação ao por que a filosofia ter surgido na Grécia os estudioso atuais chegaram à conclusão de que, o conjunto de todos os fatores regionais e sócio políticos daquela época e localidade é que permitiram o desenvolvimento do pensamento filosófico em especial podemos citar  a relativa liberdade religiosa que o povo grego possuía somada ao fator político “democrático” que permitia o questionamento das estruturas de poder.

Em outras localidades do mundo antigo a estrutura do poder era quase sempre associada ao direito divino e este era repassado de uma geração a outra, desta forma sobrava pouco ou nenhum espaço para os questionamentos, quem nascia “Rei” deveria governar e quem nascia “súdito” deveria servir, e isto era considerado inquestionável.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade