Os cursos de faculdade são diferentes de outros cursos?

Home »

A palavra cursos é muito genérica e pode ser usada para muitas situações, mas como fica os cursos superiores, esses de faculdade, eles são diferentes dos demais cursos ou são todos iguais?

PG - PG


// Respostas

De fato a palavra curso é ampla em sua aplicação mesmo, pois além ela pode ser usada em outras situações, como por exemplo o curso de um rio, neste caso ela está sendo usada para determinar percurso. Mas voltando a pergunta, vamos tentar esclarecer a questão.

Segundo o Dicionário Pliberam, dentre os diversos significados da palavra curso, um deles é: Conjunto de matérias que fazem parte de um estudo. Este acho que é o sentido mais correto para usarmos aqui e então partindo deste princípio poderíamos afirmar que um curso superior ou faculdade em nada difere dos demais cursos, pois todos tem de alguma forma essa mesma composição.

Mas as similaridades terminam ai, há por outro lado muitas diferenças como pode ser observado abaixo:

Carga horária

A carga horária de um curso de faculdade é geralmente maior que qualquer outro curso e ela é padrão em todas as faculdades que oferecem aquele curso. Na verdade ela pode ser até maior, mas nunca menor que o mínimo estabelecido pelo Ministério da Educação.

Autorização

Um curso superior precisa ser autorizado pelo MEC, ou seja, para que uma faculdade passe a oferecer o curso superior de administração, por exemplo, isto só poderá ocorrer depois que houver a autorização do órgão competente.

Reconhecimento

Além da autorização, ele precisa ser reconhecido, isto é: após pelo menos 50% do curso aplicado para a primeira turma em uma universidade, deve acontecer o processo de reconhecimento daquele curso. Só assim, ele terá validade.

Diretrizes

Um curso de faculdade também precisa seguir diretrizes do Ministério da Educação para poder ser ofertado ao público, isto envolve, entre outras coisas cumprir com a carga horária mínima, oferecer matérias e disciplinas dentro dos eixos propostos para o curso, oferecer laboratórios quando previsto para aquele curso, entre outras coisas.

Validade ou aplicação

Um curso de faculdade difere dos demais pois muitos deles confere não apenas uma titulação acadêmica, mas também uma autorização, permissão ou ainda uma condição para o exercício de uma profissão ou a realização de determinados processos.

Desta forma é possível concluir que há diferenças significativas de um curso superior para um curso livre ou profissionalizante, por exemplo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade