Os 10 erros mais graves de português. Conheça e evite-os.

Home »

Cometer erros no uso do português é comum, especialmente na escrita onde eles ficam mais evidentes, já que na fala nem todos percebem esses erros. Quais são os 10 erros mais graves de português ou no uso da língua portuguesa?

PG - PG


// Respostas

A língua portuguesa é mesmo cheia de pegadinhas e ainda mais no país que historicamente valorizou muito pouco a educação de base. Com isso o resultado é que muitas pessoas usam expressões erradas em português e em muitos casos a situação já é tão corriqueira que muitos se quer percebem que estão errando.

Os dez erros mais graves

O famoso manual de redação e estilo do jornal O Estado de São Paulo publicou inclusive uma lista com aquilo que ele chamou de os 10 erros mais graves que cometemos contra a língua portuguesa. São erros grotescos, mas comuns em muitos casos. Dentre eles destacam os seguintes:

  • O uso da palavra “seje” ao invés de seja;
  • Exitar ao invés de hesitar;
  • A confusão do mas com o mais;
  • Outra confusão do houve com o ouve;
  • A concordância de foi com fomos;
  • Entre outros casos.

Você pode acessar a lista completa aqui: http://www.estadao.com.br/manualredacao/graves.shtm

Para muitas pessoas o simples fato de ler a relação já poderá ajudar a pessoas que sem perceber acabam cometendo esses e outros erros. O importante é estar sempre se policiando para evitar que erros comuns possam se tornar rotina e ficar mais difícil a correção deles posteriormente. Lembre-se que o português é uma língua muito rica e isso torna mais difícil manter a redação e a fala alinhada.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade