O que significa: Não há regra sem exceção?

Home »

Não é muito incomum ouvirmos a expressão de que Não há regra sem exceção, mas como ela pode ser bem entendida e empregada corretamente no dia a dia das pessoas?

PG - PG


// Respostas

A expressão não há regras sem exceção é usada com bastante frequência para designar que em todas as situações, mesmo aquelas estritamente rígidas, poderá haver algum caso ou situação em que tais regras não cubram completamente. Isto pode ser observado no campo das leis, no ambiente de trabalho e nas organizações, nas escolas, na vida cotidiana das pessoas e também no ambiente doméstico. Quando eu uso essa expressão de que não há regras sem exceção, estou dizendo para as outras pessoas que mesmo eu sendo um observador da lei ou procedimentos que eu esteja envolvido, poderá haver alguma situação em possa ser feito diferente ou que tal procedimento não tenha cobertura total.

Parece que na legislação brasileira essa verdade é muito forte, pois é muito comum observarmos os advogados encontrar brechas na lei ou mesmo utilizando as próprias leis com algum tipo de exceção, já que nesse caso existe um certo relativismo ou a necessidade de interpretar cada fato a luz do seu acontecimento e portanto a lei pode ser única, mas dependendo do contexto poderá haver uma exceção e portanto fica explícito esta verdade.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade