O que significa: Manda quem pode, obedece quem tem juízo?

Home »

Qual o real significado da frase “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Ela é usada de forma pejorativa em relação à arrogância das pessoas ou ao excesso de poder?

PG - PG


// Respostas

O dito popular de manda quem pode e obedece quem tem juízo é uma expressão bastante humorada e pode ser usada em algumas situações onde a autoridade de uma pessoa sobressai muito relação às demais e portanto está indicando que as ordens ou a opinião das pessoas não deveriam ser contrariada de maneira alguma sob pena de algum tipo de penalidade. Apesar de bem humorada a expressão pode indicar um certo "pejorativismo"  ou mesmo uma certa ironia, pois na prática está dizendo que a autoridade de uma pessoa é muito severa e isto pode ser usado para mostrar que tal autoridade é ruim e beira o autoritarismo. Portanto ao ouvir a expressão de que manda quem pode e obedece quem tem juízo, deve-se analisar e observar se ela está sendo usada apenas com bom humor ou se existe alguma verdade por de trás desse ditado popular.

Se tomarmos como exemplo outro ditado popular que diz que onde a fumaça há fogo, é bem possível que mesmo quando sendo usado de forma humorada e brincadeira, pode ser sim um fundo de verdade nessa história.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade