O que significa as siglas OEA, UE e Mercosul?

Home »

Os blocos econômicos são representados por várias siglas que trazem implícitas ou explícitas o seu significado como organização ou representação política. Neste caso o quem vem a ser as siglas OEA, UE e Mercosul? Quais são esses blocos econômicos e políticos?

PG - PG


// Respostas

Os blocos econômicos são formas que os países encontraram para unir-se em prol de um objetivo comum. Pode ser a mesma região geográfica, os mesmos interesses econômicos, entre outras similaridades. Desses objetivos surgiram alguns blocos como pode ser visto abaixo:

MERCOSUL

A definição de Mercosul é Mercado Comum do Sul, um bloco econômico formado originalmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e que depois admitiu outros membros sul-americanos.  

EU – União Europeia

A sigla EU é de União Europeia, talvez o maior bloco econômico do mundo que tem como motivação a união dos países europeus em diversas questões econômicas, inclusive com a adoção de uma moeda única, o EURO.

OEA – Organização dos Estados Americanos

Esta é uma organização que o continente americano com a motivação da união de seus países. Segundo o site da OEA está é a mais antiga organização regional do mundo e tem sua origem no final do século XIX. Fazem parte desta organização os países das Américas, como o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Chile, entre outros.

Veja mais informações sobre a OEA aqui: http://www.oas.org



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade