O que são as siglas CERN, CGI e W3C e para que serve?

Home »

O internet tem dono? Quem é responsável pelo gerenciamento de tudo que acontece e quando existir algum problema, quem é o responsável. Por exemplo: há diversas siglas de empresas ou órgãos do setor como o CERN, CGI e W3C. Quais são os seus significados?

PG - PG


// Respostas

CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil

O CGI é o órgão responsável pela coordenação dos serviços de internet no Brasil, atuando na inovação e qualidade técnica de serviços de internet. Ele é composto por membros do governo, por empresas, comunidades acadêmicas e outros.

Uma das principais atribuições do CGI é o serviço de registro a manutenção de domínios com a terminação .br, com o .com.br, .org.br, .edu.br, etc.

W3C - World Wide Web

O W3C é um consórcio formado por universidades e empresas de tecnologia do mundo inteiro. Sua atuação é na criação de protocolos e outras tecnologias para a web. Atualmente este consórcio é liderado por Tim Bernes Lee que foi o criador da web. Entre os padrões mantidos pela organização está o HTML, XML, CSS, protocolo HTTP, formatos de imagens PNG e SVG, entre outros.

CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

O CERN é um laboratório de física localizado na Suíça, na cidade de Genebra. É Considerado o maior do mundo.

A internet tem dono?

Não. Existem algumas organizações governamentais ou não que cuidam de certos setores diretamente ou indiretamente ligado a internet, com é o caso do CGI e W3C mostrados acima, mas isto não confere a esses órgãos nenhum poder de controle e sim de padronização e organização da rede.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade