O que é o provão do MEC e para que serve esta prova?

Home »

O que significa essa expressão provão do MEC e para que serve esta prova? Provão do MEC é o mesmo que exame nacional de supletivo ou de educação de jovens e adultos?

PG - PG


// Respostas

A expressão provão tornou-se bastante popular no Brasil. Ela pode ser usada me diversas situações, mas especialmente nas provas de supletivo promovidas pelas secretarias estaduais de educação e pelo Ministério da Educação. Pode ser entendido como provão pelo fato de ser provas gerais em diversas cidades ao mesmo tempo e com um número muito grande de participantes.

Provão do MEC

Podemos dizer então que o MEC realiza pelo menos dois provões neste sentido. O primeiro deles é o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Este exame é destinado a certificação do ensino fundamental no Brasil e para ensino fundamental e médio para os brasileiros residentes no exterior.

O segundo provão do MEC é o Enem que apesar de ser usado para avaliar o ensino médio no Brasil e servir como vestibular para as instituições federais, pode ser usado também para certificação do ensino médio, isto é, ele pode servir como uma prova de supletivo para quem não concluiu os estudos.

Basicamente o provão do MEC estará se referindo a essas duas provas no âmbito de supletivo.

Informações do Encceja: http://portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja

Informações do Enem: http://enem.inep.gov.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade