O que é o curso básico de informática?

Home »

Algumas escolas vendem cursos de computação como sendo curso básico, outras usam a expressão curso avançado. O que vem a ser um curso básico e o que deve ser estudado neste curso? Qualquer pessoa pode fazer um curso básico ou existe pré-requisitos para obter um melhor aproveitamento?

PG - PG


// Respostas

Certa vez alguns professores, dentre eles, eu, discutimos sobre esse conceito de curso básico e curso avançado e até que ponto isto de fato existe. Muitos acreditam que não existe diferença alguma e de certa forma eu também concordo. Mas antes de expor minha opinião é preciso dizer que o termo é mais didático do que efetivo, ou seja, para as escolas que oferecem cursos relacionados a tecnologia ou informática a classificação entre básico, intermediário ou avançado serve para dar ao aluno um referencial para ele se situar em relação a aquilo que será proposto no curso.

Mas voltando ao início do texto eu não vejo muito sentido prático nesta classificação já que a tecnologia precisa ser vista de maneira uniforme. Tomemos como exemplo um curso de Excel. O que seria o básico do Excel? E o que seria o avançado? Talvez alguém possa argumentar que o básico seria trabalhar com a planilha em si, montar as colunas, definir largura, aplicar cor, formatar e fazer fórmulas simples. O avançado seria trabalhar com as fórmulas mais complexas, fazer tabelas dinâmicas, etc. Mas cada coisa tem sua importância e dizer que uma coisa é mais avançada que outra neste caso não faz muito sentido.

Acredito então que a diferença entre curso básico e curso avançado pode ser meramente conceitual ou ter uma aplicação didática, como já foi explicado anteriormente.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade