O que é necessário fazer para estudar na USP ou na Unicamp?

Home »

A USP e a Unicamp são duas universidades muito disputadas e desejadas por alunos não só do Brasil como de outros países, mas o que uma pessoa deve fazer para entrar em uma dessas universidades para fazer um curso superior?

PG - PG


// Respostas

USP, Unicamp e Unesp são três universidades públicas e gratuitas mantidas pelo estado de São Paulo. A USP, por exemplo, é considerada por muitas pessoas e também selecionada através de diversos estudos como a universidade de melhor qualidade e mais bem conceituada do Brasil, não é portanto de se estranhar que muitas pessoas disputam vagas nesta universidade a fim de obter uma formação superior de alto nível. Embora não tão badalada como a USP, a Unicamp que é Universidade Estadual de Campinas é certamente uma das melhores do Brasil e da América Latina, ela atua em diversas áreas do conhecimento é uma universidade reconhecidamente de excelência no ensino pesquisa e extensão.

Vestibular da USP e Unicamp

Para uma pessoa estudar na USP ou na Unicamp é necessário submeter ao processo seletivo ou o vestibular de cada uma das universidades separadamente, isto é, vestibular da USP não é o mesmo que o da Unicamp e se uma pessoa pretende tentar uma vaga nas duas universidades, terá de prestar 2 vestibulares distintos, cada um deles de uma das instituições.

FUVEST

A FUVEST é vestibular da USP e é o mais concorrido do Brasil. Para passar no vestibular da FUVEST é necessário estar muito bem preparado não só para prova mas em toda a sua vida acadêmica. Alguns cursos chegam a ter centenas de candidatos disputando a mesma vaga, o que o torna muito concorrido e competitivo. Nos cursinhos pré-vestibulares é comum encontrar alunos que estudaram anos somente para se preparar para prestar o exame da FUVEST visando conseguir uma vaga na USP para um dos seus cursos superiores.

Informações sobre a Fuvest: http://www.fuvest.br/

Informações sobre o vestibular da Unicamp: http://www.comvest.unicamp.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade