O que é e qual a importância da camada de ozônio?

Home »

A camada de ozônio é muito comentada e discutida na mídia, por especialistas, professores e outras pessoas. Mas o que é a camada de ozônio e porque ela é tão importante a ponto de dedicarmos tanta atenção a ela?

PG - PG


// Respostas

A Camada de Ozônio, localizada de 25 a 35 km de altitude é uma camada composta por gás ozônio em sua grande maioria, ela funciona como um “escudo protetor” para o planeta Terra pela sua capacidade de filtrar cerca de 95% da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.

A importância dessa camada se deve ao fato de que ela é extremamente importante para a manutenção da vida na terra, se ela não existisse, as plantas teriam a sua capacidade de realizar a fotossíntese reduzida drasticamente e os casos de câncer de pele aumentariam, além de afetar o nosso sistema imunológico.

Em 1983 foi descoberto que havia um buraco de cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados na camada de ozônio, na década de 1980 outros buracos foram encontrados em vários pontos da estratosfera, mas de menores proporções, o problema é que com o passar do tempo esses buracos foram crescendo, em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhões de quilômetros quadrados.

A reação dos clorofluorcarbonos (CFCs) com o ozônio é a principal causa do buraco na camada de ozônio isso ocorre porque os CFCs entram em processo de decomposição na estratosfera, por meio da atuação dos raios ultravioletas, quebrando as ligações de ozônio e destruindo as suas moléculas. Os CFCs são liberados através de aerossóis, isolantes em equipamentos de refrigeração e na produção de materiais plásticos.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade