O que é administração pública?

Home »

Como podemos conceituar o termo administração pública e quais os modelos de administração pública que existem no mundo atualmente? Como isso funciona no Brasil?

PG - PG


// Respostas

Para entendermos bem o que é administração pública, primeiramente necessitamos conhecer melhor o conceito de “Estado”. O estado é na verdade o conjunto das instituições governamentais que administram e controlam uma nação ou país, e por sua vez a administração publica, pode ser entendida como o conjunto dos órgãos estatais, voltados para a satisfação das necessidades da coletividade (Segurança, Bem Estar, Educação, cultura, lazer...).

Existem diversos modelos de administração publica em funcionamento no mundo.  A ciência social se ocupa do estudo destes modelos e de suas relações em uma área chamada de “Direito Administrativo”, um setor de estudo da “Administração” direcionado a analisar a sistematização dos conhecimentos administrativos relacionados às organizações publicas e coletivas.

O 28º Presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, que permaneceu no cargo de 1912 a 1921 é considerado com um dos pioneiros no estudo da Administração Publica.

Em nosso país o modelo vigente de administração publica é chamado de Gerencialismo ou modelo Gerencial, nosso modelo prioriza uma maior participação do cidadão confirmando assim o regime democrático, no qual a figura do “Gestor publico”, o responsável que deve gerir os recursos públicos de forma transparente, ética é eficiente, é na maioria dos casos escolhido pela própria população.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade