O que é abono salarial e pecuniário?

Home »

O que vem a ser a expressão abono salarial que está relacionado ao recebimento que uma pessoa tem quando trabalha em uma empresa uma repartição qualquer? E a definição de abono pecuniário o que isso significa?

PG - PG


// Respostas

O abono salarial é o direito ao recebimento do valor equivalente a um salário mínimo atual, que é garantido a todo trabalhador  de instituição conveniada ao PIS/PASEP e que atenda aos seguintes requisitos:

1- Ter recebido no ano de referencia, em média até dois salários mínimos.

2- Estar cadastrado a pelo menos 5 anos no PIS/PASEP

3- Ter trabalhado de forma remunerada por pelo menos 30 dias no ano de referencia.

4- Ter tido todos os seus dados informados corretamente  no (RAIS)  Relação Anual de Informações Sociais do ano de referencia.

Os abonos podem ser recebidos em qualquer agencia do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, dentro do prazo estipulado pelo calendário divulgado anualmente por estes bancos, se o trabalhador perder o prazo de recebimento ele perde o direito ao beneficio.

O que é o abono pecuniário?  O abono pecuniário é o direito do trabalhador de poder converter em remuneração 1/3 dos dias de férias ao qual tem direito, se assim o desejar. Ou seja, se o trabalhador possuir 30 dias de férias ele pode vender 10 desses dias e receber o valor como abono, que deve ser calculado tendo por referencia a remuneração das férias somadas ao terço que já e constitucionalmente garantido.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade