O Enem pode ser usado para eliminar o vestibular?

Home »

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usado em substituição ao tradicional vestibular? Ou seja, depois de fazer a prova do Enem é necessário ainda prestar o exame vestibular para entrar na faculdade ou só com a nota dele dá para entrar em qualquer universidade pública do Brasil?

PG - PG


// Respostas

Para entender esta questão é preciso pensar que o propósito inicial do Enem era avaliar o ensino médio e com o passar do tempo ele começou a ter outras finalidades, inclusive de ser usado em substituição ao vestibular. Contudo duas coisas é preciso ser esclarecido sobre esta questão:

A primeira é que o uso do Enem em substituição ao vestibular é uma decisão das instituições de ensino e não do Ministério da Educação, ou seja, nenhuma faculdade ou universidade é obrigada a usar a nota do Enem. Contudo as universidades federais que são do governo federal e estão subordinadas ao MEC aceitam a nota do Enem como substituição total ou parcial do vestibular, geralmente através do SISU que é o sistema Unificado de Seleção do MEC.

A segunda observação é que uma instituição terá também autonomia de como usará a nota da prova do Enem em relação ao vestibular. Um exemplo é o que acontece na Universidade Federal de São Carlos no estado de São Paulo. Segundo informações da universidade, apenas um curso, o de licenciatura em música tem prova específica, para todas as vagas para os demais cursos são feitos através do SISU, ou seja, do Enem.

Desta forma se você quiser usar a nota do Enem em substituição ao vestibular, além de fazer a prova do Enem, você deverá fazer a inscrição no SISU que acontece duas vezes ao ano, sendo no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. Mais informações aqui: http://sisu.mec.gov.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade