Multa de trânsito com valor alto resolve o problema do trânsito?

Home »

Já que morrem tantas pessoas no trânsito (motoristas embriagados), por que a multa não é pelo menos 100% do valor do carro atropelador? Assim estaria o problema resolvido!

Gustavo - Fortaleza, Ceará


// Respostas

Pois é Gustavo. Sua indignação é válida e merece algumas considerações. Eu sugiro as seguintes reflexões: para que servem as leis e porque elas não funcionam?

Para que servem as leis?

A lei de trânsito por exemplo é boa e certamente o intuito dela é muito válido o que poderia poupar a vida de muitas pessoas, mas a impressão que dá em alguns momentos é que vivemos em um país sem lei, onde as pessoas fazem o que querem no trânsito e não há respeito. A lei impõe multa, mas o objetivo da lei não é multar e sim disciplinar as pessoas quanto ao comportamento em determinada situação, como o trânsito, por exemplo. Se as pessoas obedecessem, não haveria sequer a necessidade de multa.

Por que a lei de trânsito não funciona?

Porque não há fiscalização eficiente ou suficiente. A multa alta como você sugeriu é uma ótima alternativa, mas não havendo a fiscalização efetiva, as pessoas continuaram desrespeitando e nada mudaria.

I have a dream

Parafraseando o célebre Martin Luther King, eu tenho um sonho de ver a tecnologia sendo usada de forma efetiva no combate a esta bagunça do trânsito e tenho inclusive um palpite que é perfeitamente possível do ponto de vista tecnológico. Os telefones celulares funcionam nas cidades e nas rodovias, certo? Isto significa que em todos esses locais há sinal de radiofrequência que poderia ser usada para fazer controle de velocidade. Outra teoria mais viável ainda seria equipar alguns carros com sensores de velocidade, assim se eu estiver trafegando em uma estrada e algum carro me ultrapassar em alta velocidade, o sensor iria analisara velocidade que eu estava e comparar com a do carro que passou e com isso aplicar uma multa eletrônica no camarada.

Mas como eu disse, isto ainda é um sonho. Quem sabe se este sonho não vira realidade e ai sim com um multa alta e pesada no bolso dos motorista, creio que seria uma boa solução.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade