Importância jogos olímpicos para o país sede e visitantes?

Home »

Os jogos olímpicos ou Olimpíadas ocorrem de 4 em 4 anos e movimenta o mundo inteiro chamando a atenção para o local os as provas são realizadas. Neste caso qual é a importância jogos olímpicos para o país sede ou aquele onde as olimpíadas estão acontecendo e também para os países visitantes?

PG - PG


// Respostas

A importância de um evento como os Jogos Olímpicos é hoje essencialmente comercial, no passado acredito que havia outro valor agregado à Olimpíadas, como o próprio esporte, mas a coisa anda tomando outros rumos no mundo cada vez mais capitalista e globalizado. O resultado disso é sempre um aspecto muito comercial por trás de quase tudo que é feito e um grande evento como esse não poderia ficar de fora.

Para o país sede, como irá acontecer com o Brasil em 2016, existe uma grande oportunidade de se mostrar para o mundo e chamar a atenção para alguns aspectos como a cultura, a infraestrutura do país, a hospitalidade, entre outros. Mas tudo isso no fundo tem o aspecto comercial. Em outras palavras: é uma boa oportunidade de vender o país.

Para os países visitantes a importância das Olimpíadas é mais ligada ao esporte mesmo e uma oportunidade não só de ganhar medalhas, mas mostrar ao mundo o desenvolvimento daquele país via esporte. Isto pode ser útil também em alguns aspectos econômicos, mas não tanto como ocorre com o país sede.

A conclusão é que os jogos olímpicos é uma grande vitrine onde pode ser exposto a beleza do esporte, mas ao lado dos interesses comerciais e econômicos de vender o país, uma classe esportiva ou  mesmo a política de determinada nação.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade