Importância da TI - Tecnologia da Informação para estratégia organizacional?

Home »

A tecnologia da informação é de vital importância para as empresas ou ela exerce um papel secundário nos processos dessas organizações? Qual a importância da TI - Tecnologia da Informação para estratégia organizacional?

PG - PG


// Respostas

A tecnologia da informação transformou a maneira como as organizações administram seus ativos, produção, vendas, distribuição e outros recursos como financeiro, humanos, etc. Hoje as empresas estão mais dependentes do que nunca da informática para manter suas posições no mercado e buscar novos mercados.

A última grande contribuição da tecnologia da informação para as empresas foi o surgimento da internet que tirou muitas organizações das suas plantas físicas para ganhar outros mercados através do e-commerce ou comércio eletrônico e outras formas de negócios online. Diante disso a importância da tecnologia para as empresas é enorme e em muitos casos ela é determinante para o sucesso da organização. Alguns exemplos:

  • Bancos. Dependem 100% da tecnologia da informação para atendimento e prestação de serviços bancários aos clientes.
  • Indústria. Depende do TI para garantir melhor produção, controle de qualidade e outros fatores ligados a cadeia produtiva.
  • Comércio. Sua dependência está ligado a forma de comercializar e distribuir os produtos, com uma inteligência visando vender pelo menor preço, entregar no menor prazo e maximizar os lucros.
  • Serviços em geral. Prestadores de serviços dependem da tecnologia para dar agilidade aos processos e poder atender o cliente da melhor maneira possível.


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade