Importância da implantação da política de cotas nas universidades públicas?

Home »

Atualmente o país vive um momento muito forte no que diz respeito a educação, com o surgimento de novas oportunidades, especialmente na educação superior. Para garantir o acesso de todos foi criada uma política de cotas destinadas a negros e outras pessoas em situações específicas. Mas qual a importância disso e até que ponto isso ajuda?

PG - PG


// Respostas

Há pelo menos duas correntes de pensamento em relação a política de cotas nas universidades públicas no Brasil. Uma dessas correntes é radicalmente contra e acredita que isto é um absurdo, pois para alguns entrar na faculdade é preciso estudar muito e ralar para passar no vestibular concorridíssimo e para outros basta preencher os critérios estabelecidos para as cotas. Defende este pensamento os mais intelectuais e mais endinheirados que são na verdade os mais prejudicados com esta medida.

Mas a outra corrente de pensamento acha que há importância na implantação desta política por proporcionar à oportunidade de acesso a universidade pública para todas as classes, independente da cor da pele, se estudou em escolas públicas ou particulares, entre outros.

Acredito que os dois lados tem suas razões, mas o governo precisa optar por um deles e desta forma a adoção das cotas é de certa forma uma maneira de promover oportunidades, mesmo que isto não agrade a todos. Convenhamos que um aluno negro, pobre, que teve de estudar em uma escola pública e ainda trabalhar para ajudar em casa, teria poucas chances de concorrer em um vestibular para uma universidade pública com um aluno de classe média, que estudou em escolas particulares e teve tempo para estudar,  ter acesso a cultura e outras vantagens. Penso que olhando desta forma, o implementação das políticas de cotas foi boa e sua importância não pode ser negada.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade