Faculdade credenciada e reconhecida no MEC

Home »

Antes de matricular em uma faculdade ou universidade é importante consultar a situação desta instituição, como se ela é reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação no Brasil. Mas como fazer para obter esta informação, ou seja, como consultar se existe ou não o credenciamento?

PG - PG


// Respostas

Uma das perguntas mais comuns de estudantes que estão preiteando a possibilidade de fazer faculdade ou mesmo daqueles que já estão fazendo é se determinada faculdade, universidade, instituto ou centro universitário é credenciado e reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação. O medo de matricular-se em uma instituição de ensino superior que não tenha a devida autorização ou que não tenha o devido reconhecimento é bastante comum e justificável por sinal, afinal, para investir tempo e dinheiro, requer certa segurança.

Reconhecimento e credenciamento

Primeiro precisamos analisar as diferenças entre credenciamento e reconhecimento pelo MEC. O primeiro é obrigatório para que a instituição possa oferecer cursos superiores, já o segundo diz respeito a cursos e não a instituição, isto é, o reconhecimento de um curso ocorre quando a primeira turma completou pelo menos 50% da carga horária destinada a ele. Então uma faculdade poderá ser credenciada e entre seus cursos alguns reconhecidos e outros ainda não. Se você quiser consultar cursos reconhecidos veja a pergunta: Como saber se um curso superior é reconhecido pelo MEC?

Como saber se uma faculdade e credenciada no MEC?

Você poderá efetuar esta consulta no site eMEC que é uma espécie de banco de dados de cursos do Ministério da Educação. Lá estão os cursos e faculdades cadastrados e as devidas informações sobre eles. Para consultar, siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse o site http://emec.mec.gov.br.

Passo 2: Informe o nome da instituição que deseja consultar. Se tiver dúvidas quando ao nome completo, informe parte do nome. Se necessário informe outros campos como o estado, a cidade, a categoria administrativa, entre outros. Clique em prosseguir e no final da página será mostrado o resultado. Clique na instituição listada no final da página.

Passo 3: Na tela que irá abrir, clique em Ato Regulatório e ali deverá constar as informações do credenciamento, como pode ser visto na figura abaixo:



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade