Escola tradicional e construtivista. Papel do aluno

Home »

Qual a finalidade da escola tradicional e construtivista? E qual o papel do aluno?

Desejo saber claramente as finalidades e aprendizagens e ensinos da escola tradicional e construtivistas.

Natália - Tailândia/Pará


// Respostas

Esta é uma questão bastante controversa no meio da educação atualmente. A escola tradicional é aquela que acredito que a maioria de nós já estudou um dia e neste cenário o professor tem um papel muito importante é a responsabilidade de transmitir o conhecimento para o aluno. O aluno por sua vez precisa atentar a aula, realizar as atividades propostas pelo professor de ser submetido a uma prova de avaliação.

Na educação construtivista o professor tem um papal um pouco diferente e neste caso ele não é mais aquela figura imponente e dono do saber na sala de aula, sua função agora é ajudar o aluno a construir o seu próprio conhecimento e daí vem o nome construtivismo. O papel do aluno na educação construtivista é muito maior do que na tradicional já que cabe a ele desenvolver-se e buscar conhecimento através das suas habilidades, atitudes e outras características que vão ajudar a desenvolver as competências propostas no curriculum que ele estiver estudando.

No meu entendimento a mudança é de foco, na educação tradicional o foco está no professor e na educação construtivista o foco volta para o aluno. Mas como disse no início, esta é a minha interpretação e entre os profissionais da educação há muita discussão sobre esses modelos e não há muito consenso de qual deles seria exatamente o melhor modelo de educação.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade