Diferença entre publicidade e propaganda e marketing

Home »

Um comercial de TV é propaganda ou publicidade? Qual a relação de publicidade e propaganda com o marketing? Quais as diferenças entre os termos da comunicação social.

PG - PG


// Respostas

Os termos publicidade e propaganda as vezes pode trazer confusão quando você precisar conceituá-los separadamente. As pessoas estudam em uma faculdade de publicidade e propaganda, são denominados publicitários e acabam fazendo propaganda. Confuso né? Quais as diferenças entre publicidade e propaganda? Não bastasse isso temos ainda o marketing que embora seja feito por muitas pessoas, pode ser pouco compreendido.

Mesmo depois de trabalhar alguns anos em agência de publicidade (ou seria propaganda) e participar de palestras, eventos e comunicação com as pessoas do meio, as diferenças entre os termos acima nem sempre eram claras. Portanto, seque abaixo algumas definições simples com as diferenças entre eles.

Publicidade

No Brasil publicidade é usada refere-se à propaganda comercial, ou seja, é aquela dedica ao anúncio de empresas, marcas, produtos ou serviços destinados a comércio. A televisão, o rádio, jornais, revistas, internet, entre outros meios são usados para a difusão da publicidade.

Propaganda

A propaganda por sua vez tem o caráter mais amplo e aplica-se a qualquer tipo de comunicação tendenciosa. De certa forma boa partes das pessoas acabam fazendo propaganda de alguma coisa. Alguns exemplos de propaganda podem ser as campanhas eleitorais, por exemplo, que embora não seja comercial não deixa de ser propaganda. Também poderíamos citar as campanhas dos governos com a divulgação dos programas sociais e outros investimentos de seus governos.

Desta forma é possível conceituarmos que toda publicidade é também uma propaganda.

Marketing

O marketing é um termo mais amplo ainda e refere-se ao estudo, planejamento, execução, mensuração e acompanhamento. O marketing trabalha com o conceito de criar valor e para isto envolve-se amplamente com a empresa, seus produtos, serviços, etc. Um bom "marketeiro" precisa ter uma visão muito ampla do negócio da empresa, do mercado onde ela atua seus produtos, suas limitações, as tendências, entre outros aspectos.

Na relação com a propaganda, podemos dizer que a propaganda é parte do marketing, ou seja, após planejar é preciso também propagar e após propagar é preciso medir e acompanhar.

O marketing pode ser segmentado, como o marketing pessoal, por exemplo, que ocorre quando uma pessoa resolve promover a si mesmo e para isso usa uma boa comunicação das suas qualidades, competências ou seus projetos. Como professor penso que ainda sem querer acabamos fazendo marketing pessoal, pois a arte de ensinar é também propagar qualidades (conhecimento), competências (didática) e outras características que temos.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing

http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade