Diferença entre estória e história, lenda e mito

Home »

Qual a diferença entre estória e história. Existe também alguma diferença entre o que significa lenda e mito?

PG - PG


// Respostas

Estória

Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro no ano de 1919, com a função de designar, na área do folclore, a narrativa popular, e o conto tradicional. No Brasil, estória possui uma conotação de narrativa criada, sugerida, inventada.

História

História é a ciência que estuda o homem e a sua ação no espaço e no tempo, junto com a análise de processos e eventos que aconteceram no passado. Vale citar que a palavra história tem a sua origem nas investigações de Heródoto, em que o termo em grego antigo é historíai. Mas, seria Tucídides o primeiro a de fato aplicar os métodos críticos, da mesma forma como o cruzamento dos dados e das fontes distintas.

O estudo histórico tem o seu início quando os homens encontram os itens de sua existência nas concretizações dos seus antepassados. Do ponto de vista europeu, este estudo tem a sua divisão em dois grandes períodos, sendo a Pré-História e História.

Os historiadores utilizam as diversas fontes de informação para a construção da sucessão de processos históricos, como os escritos, as gravações, além das entrevistas e os achados arqueológicos. É interessante citar que os historiadores buscam, no presente, as respostas sobre o passado, isto é, é influenciado pelo presente.

Lenda

A lenda é uma fantasiosa narrativa que é transmitida pela tradição oral por meio dos tempos. Saiba que as lendas combinam os fatos históricos e reais com os fatos irreais que são o produto da imaginação fértil e original do ser humano. Geralmente, as lendas oferecem explicações plausíveis, e até mesmo aceitáveis, para os fatos que não possuem explicações científicas comprovadas, como os acontecimentos sobrenaturais ou misteriosos. Podemos dizer que a lenda é uma degeneração do Mito. O Brasil possui muitas lendas populares, como a lenda do Saci Pererê, da Curupira, da Cuca, entre várias outras.

Mito

Um mito é uma narrativa de cunho simbólico, associada a uma certa cultura. Saiba que o mito tem a função e intenção de explicar a realidade, as origens do mundo e do homem através dos deuses, semi-deuses e heróis. Lembrando que ao mito está associado o rito, que é a forma de se colocar em ação o mito na vida do homem, seja em danças, orações ou cerimônias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estória

http://pt.wikipedia.org/wiki/História

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade