Diferença entre biomedicina e medicina?

Home »

A profissão de médico e de medicina é bastante antiga, desde criança ouvimos muito sobre isso e era muito claro figura de um médico e seu papel. Mais recentemente surgiu o termo que é a biomedicina, diante disso fica a dúvida entre a diferença de um para o outro.

PG - PG


// Respostas

A biomedicina é um termo que está bastante na moda, embora sua aplicação não seja tão nova assim. Poderíamos definir a biomedicina como a biologia aplicada aos seres humanos. A biologia é aplicada a todos os seres vivos de maneira geral e portanto ela é extremamente ampla em seu campo de estudo e aplicação, já a biomedicina é mais focada nos seres humanos.

Seu foco está no estudo de doenças humanas, os fatores causadores ou propícios a existência dessas, entre outros. Segundo a Wikipedia, o biomédico identifica, classifica e estuda os agentes causadores de enfermidades e desenvolve ou aprimoram meios de combatê-los. Trabalham em Hospitais, Universidades, Faculdades, Centros de pesquisas, Laboratórios Públicos e Privados, Órgãos públicos de saúde entre outras gerenciando, ensinando, realizando pesquisas e testes em parceria com Bioquímicos, Biólogos, Médicos, Farmacêuticos e demais profissionais da saúde.

A medicina é aplicada ao estudo e tratamento de pessoas com consultas, diagnósticos, prescrição de medicamentos, cirurgias e outros procedimentos necessários para a manutenção da saúde e portanto ela difere da biomedicina por ser mais aplicada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomedicina



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade