Diferença entre bacharelado, tecnólogo e graduação na educação superior?

Home »

Quando uma pessoa vai escolher um curso superior é comum encontrar cursos em vários níveis como é o caso do bacharelado ou dos cursos de tecnologia que também são chamados de tecnólogo. Todos esses cursos são cursos de graduação hoje existe alguma diferença entre graduação, bacharelado e ainda tecnólogo?

PG - PG


// Respostas

Vamos entender melhor como funciona a educação superior no Brasil. Basicamente ela está dividida em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os Cursos de graduação estão divididos por sua vez em três níveis o que pode ser o bacharelado, licenciatura tecnologia.

Bacharelado indicado para aqueles que desejam atuar no mercado de trabalho formal, pesquisa ou alguns segmentos específicos onde é necessária uma formação mais sólida, uma vez os cursos de bacharelado são mais extensos indo de 4 a 6 anos de duração. São exemplos a administração, medicina, direito, odontologia, entre outros.

A licenciatura já é mais indicada para quem deseja ter a formação para atuar como professor no ensino fundamental ensino médio. Normalmente os cursos de licenciatura são feitos em torno de 3 a 4 anos e seu concluinte recebe o grau de licenciado na área em que estudou. São exemplos a pedagogia, letras, matemática e outros.

Cursos de tecnologia também são chamados de cursos de curta duração ou de 2 anos e são mais focados no mercado de trabalho, com uma formação mais prática é menos sólida do que o bacharelado. É comum encontrar os cursos de gestão como RH, marketing, gestão pública, gestão financeira, entre outros. O concluinte recebe o grau de tecnólogo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade