Diferença entre a esquerda e a direita na política?

Home »

É muito comum ouvirmos que tal político ou partido político é de esquerda, também é comum em alguns casos como nas redes sociais, por exemplo, ao preenchermos o cadastro do nosso perfil eles pedirem a preferência política. O que vem a ser a a esquerda e a direita na política?

PG - PG


// Respostas

A definição de direita ou esquerda política pode ter diferentes interpretações e portanto somente uma análise mais profunda da definição que queremos referenciar com esquerda ou direita e que poderíamos definidos bem. As vezes os dois termos são associados com a posição de uma pessoa em relação a quem está no poder mas talvez não seja a melhor definição dentro do campo da política.

Direita política

Parece que o melhor entendimento para a direita política e aquela de quê este pensamento aceita a ideia problemas sociais como sendo naturais ou decorrente das diferenças naturais, a própria condição do mercado, bem como uma quase aceitação natural de que esses problemas existem mesmos e precisam ser suportados na medida em que ações podem ser tomadas para atenuá-los. Não que a direita concorde com eles, mas que não há como evitá-los.

Esquerda política

A esquerda política é marcada mais pela ruptura e o inconformismo com os problemas sociais, bem como o pensamento de que há responsáveis e que é possível evitar, assim como tomar posições enérgicas a fim de resolvê-las. A esquerda política trabalha com a ideia de igualdade social e uma preocupação maior com o cidadão, pelo menos aparentemente existe esta maior preocupação.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade