Consultar de um funcionário entrou com ação trabalhista, ao contratar

Home »

Antes de contratar um funcionário, existe algum site aonde podemos consultar se o mesmo já moveu algum processo trabalhista contra empregadores anteriores?

Margarida Polimeno - São Paulo / SP


// Respostas

Puxa vida, este seria um serviço que certamente seria muito popular e seria largamente usado pelas empresas, mas infelizmente ele não existe nem pode existir já que um processo trabalhista movido pelo funcionário contra uma empresa não pode ser de natureza pública e aberto,  uma vez que a justiça trabalhista entende que este é um direito do trabalhador que não pode recair sobre ele o aspecto pejorativo. Desta forma a justiça não publica ou pelo menos não dispõe de forma pública o nome de pessoas que move ação trabalhista contra as empresas.

A empresa não pode anotar esta informação na carteira de trabalho e também não pode ser divulgado de forma pública pela empresa, como por exemplo, se uma empresa publicar em seu website a relação de todas as pessoas que moveram ação trabalhista contra ela. Isto não pode ser feito porque fere o princípio de direito do trabalhador de reclamar quando entender que seus direitos trabalhistas foram violados.

Há ainda dois aspectos a considerar sobre este assunto. O primeiro é que o trabalhador que moveu uma ação trabalhista contra uma empresa, não significa necessariamente que ele fará isso novamente ou que o perfil dele seja isso. Existem casos em que não é o que fazer a não ser mover uma ação trabalhista, mas esta é uma situação isolada. É claro que sabemos que existem pessoas que têm este perfil também. O outro aspecto é que se isso acontecesse algumas pessoas talvez nunca mais encontrasse emprego e isto fere o princípio trabalhista no Brasil.


Uma forma possível é ir atrás das empresas anteriores aonde a pessoa já trabalhou e buscar por referências junto ao setor de RH/Diretoria etc.

Caso a pessoa não coloque determinada informação no C.V. a mesma pode constar na Carteira de Trabalho da mesma.

É necessário avaliar muito bem na hora de contratar, pois normalmente pessoas que processam empresas não fazem isto apenas uma vez. Infelizmente muitos desonestos "sobrevivem" fazendo isto.

Gabriel - São Paulo

Caro Gabriel Boa noite!!!!

Nunca coloquei uma empresa na justiça, más nem por isso, julgo aquele que por alguma razão, tenha revindicado algum direito, que lhe foi negado.

Tenho a plena certeza, que você como eu, somente trabalhamos em empresas responsáveis, com as leis trabalhistas e seus funcionários, más nem todos tem as mesmas oportunidades, e nesse caso, precisamos entender, as vertentes que o levaram, ao reparo das feridas nas leis trabalhistas.

Tal colocação, pode se tornar um insulto ao magistrado, que foram e estão preparados, para qualquer tipo de entendimento pleiteado, mesmo que que tal veredito, ao seu modo de observar, não seja deferido em favor do autor.

Tal sugestão de vossa parte, ainda fere os preceitos das leis de um nação.

André Cerqueira - RIO DE JANEIRO


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade