Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

Home »

As faculdades precisam ser reconhecidas pelo Ministério da Educação, mas e as escolas técnicas também precisam de reconhecimento? Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

PG - PG


// Respostas

Esta é uma pergunta bem interessante e ela é bem comum quando o assunto é faculdade, já que existe um receio enorme por parte de estudantes de instituições superiores em matricular-se em uma escola que não seja reconhecida pelo MEC. Mas na educação técnica esta preocupação não é tão grande, embora ela exista e é justificável a sua existência.

Porém a  palavra reconhecimento talvez não seja a mais adequada, já que os cursos técnicos tem um processo um pouco diferente. Neste caso o termo mais adequado é autorização, isto é, os cursos precisam ser autorizados pelo Ministério da Educação e com isso, consequentemente passam a ser fiscalizados pelo MEC.

Quais escolas precisam desta autorização?

Qualquer escola particular ou pública que ofereça cursos que constam no Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Essas escolas, públicas ou privadas, uma vez autorizadas passam a fazer parte de um banco de dados que pode ser inclusive consultado pela internet através do site do Sistec, que é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. O link para a consulta é: http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino

Você deverá clicar no mapa para escolher o estado e depois a cidade, ali será mostrado todas as escolas daquela cidade, bem como os cursos para os quais ela está autorizada a oferecer.


Escola de Educação Profissional Fatepa em Porto Alegre é autorizado pelo mec?Pois não encontrei na lista e já fiz minha matricula para o curso técnico.

Gislaine Angelica da Luz - Porto Alegre


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade