Como funciona o supletivo no estado de São Paulo?

Home »

Como funciona o processo da educação para jovens e adultos ou os exames supletivo no estado de São Paulo? As escolas estaduais ou a secretaria de educação do estado de SP tem programas para formação de pessoas pela modalidade EJA?

PG - PG


// Respostas

Bem, primeiro é preciso compreender que há várias formas de uma pessoa concluir seus estudos através do supletivo, isto quer dizer que supletivo é o nome de uma modalidade de ensino para jovens e adultos, mas que ela é aplicada e desenvolvida de várias formas e por vários órgãos de ensino. Um deles é a Secretaria Estadual de Educação que prove anualmente os exames supletivos que neste caso é uma prova onde o objetivo é certificar o aluno da conclusão do ensino fundamental ou ensino médio.

Os exames supletivos da Secretaria de Educação levam em conta que o aluno já está preparado para fazer a prova. Na verdade a prova é dividida em 4 e mais uma redação. O aluno estará aprovado se obter 50% de aprovação em cada uma das quatros provas e 5 pontos na redação, que vale no total 10 pontos. Em outras palavras ele precisará obter 50% em tudo.

As informações completas sobre os exames supletivos podem ser obtidas aqui: http://www.educacao.sp.gov.br/portal/area-reservada/terceiros/exames-supletivos

Alternativas

Existem ainda alternativas para aqueles que desejam concluir seus estudos. O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio desde 2010 passou a ser usado também para certificação do ensino médio e para aqueles que precisam se preparar para o supletivo o melhor caminho e procurar uma escola estadual em SP, já que o estado mantém em diversas escolas o EJA que tem 4 horas de aulas diária de segunda a sexta-feira.

Você poderá consultar quais escolas oferecem o EJA aqui: http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_escolas.asp



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade