Como funciona o SISU e quem pode participar?

Home »

O que é e como funciona o Sisu? Ele é um programa para seleção de bolsa de estudos ou é um vestibular para o ensino superior do governo? Quem pode participar do Sisu e quais os procedimentos para a inscrição?

PG - PG


// Respostas

O Sisu é o sistema unificado do Ministério da Educação pelo qual diversas universidades públicas, especialmente usam para oferecer suas vagas para os cursos superiores aos alunos que tenham participado do Enem.

Exemplo:

Um aluno prestou o Enem no último ano e agora deseja usar a nota do Enem para tentar entrar em uma universidade federal. Então no período de inscrição para o Sisu que ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre, este aluno faz a inscrição e escolhe o curso que deseja fazer em até duas universidades.

Com isso irá gerar uma concorrência já que você possivelmente não foi a única pessoa que se inscreveu no Sisu e escolheu aquele mesmo curso naquela mesma universidade. Então de acordo com a quantidade de vagas disponíveis na instituição, será feito a primeira chamada com os alunos escolhidos.

Segunda, terceira, ...

Mas nem todos os alunos que foram escolhidos na primeira chamada irão de fato fazer a matrícula, já que eles podem ter sido escolhido em outras universidades e optado por elas. Assim poderá haver uma segunda chamada, terceira, quarta e assim por diante.

Quem pode participar do Sisu

Todos os alunos que fizeram o Enem no ano anterior a inscrição e que desejam concorrer a uma vaga no ensino superior em uma instituição pública.

Você pode obter mais informações sobre o Sisu, como data de inscrição, listas de chamadas e outros no site: http://sisu.mec.gov.br



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade