Como funciona o leasing? Ele é financiamento ou aluguel?

Home »

O que significa o termo leasing que é muito usado em contratos de financiamento de carros, caminhões e outros bens. Ele é um financiamento tradicional como os demais ou é uma espécie de aluguel do bem que você está comprando? Existe vantagem do uso do leasing em relação a outras modalidades de financiamento no Brasil?

PG - PG


// Respostas

A palavra leasing quer dizer arrendamento em uma tradução livre e é usada com frequência no Brasil como financiamento, especialmente nos casos de automóveis, caminhões e máquinas de diversos tipos e aplicações.  Muita gente deve ter feito um contrato de leasing acreditando que tenha feito um financiamento, mas há algumas diferenças entre eles.

Financiamento

Os financiamentos tradicionais geralmente têm taxa de juros mais altos do que as do leasing e ainda tem como característica que o bem financiado ficará em seu nome, porém alienado ao banco que financiou. Uma modalidade bem comum para financiamento de automóveis, por exemplo, é o CDC.

Leasing

Já o leasing ou arrendamento mercantil, de maneira geral podem ter taxas de juros mais baixas, isto porque o leasing como descrito acima é uma espécie de aluguel do bem e neste caso ele continua em nome do banco financiador e não necessariamente em seu nome. Outra característica do leasing é que ele não pode ser inferior a 24 meses para automóveis e 36 meses bens com vida útil superior a cinco anos.

Vantagens

Normalmente as vantagens do leasing estão relacionadas a menor taxa de juros o que torna o valor das prestações mais baratas um pouco. Sobre o leasing não há incidência de IOF.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade