Como funciona as faculdades de 2 anos ou cursos de curta duração?

Home »

Esses cursos superiores de 2 anos, costumeiramente chamados de cursos de curta duração são de nível superior ou não? Como funciona essas faculdades de 2 anos e qual o seu valor para o mercado de trabalho?

PG - PG


// Respostas

Os cursos de 2 anos são na verdade chamados de tecnologia ou tecnológicos e é uma modalidade de curso superior criado por volta de 1960 e tem como grande característica o fato deles serem mais focados em uma determinada área do conhecimento e direcionado para o mercado de trabalho, possibilitando assim a sua conclusão em menor duração.

Mas foi bem mais recente que os cursos de 2 anos ganharam destaques e segundo os dados do Ministério da educação a procura por cursos de tecnologia é atualmente muito maior que os dos cursos de bacharelado e licenciatura. As faculdades e universidades particulares concentram a maioria das vagas para esse tipo de curso e no âmbito público o Instituto Federal de Ciência e Educação Profissional e Tecnológica é a instituição que mais oferece vagas para os cursos de tecnologia.

Mais rápido e direto, os cursos de 2 anos tem alguns problemas como é o caso da Petrobrás que segundo informações de edital da empresa, não contrata profissionais tecnólogos formados em cursos de tecnologia. Veja o vídeo abaixo com algumas informações sobre esse tipo de curso:

Os principais cursos de tecnologia ou de anos são: RH, marketing, secretariado, gestão comercial, gestão pública, tecnologia da informação, gestão financeira, entre outros. Quem faz este tipo de curso recebe o título de tecnólogo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade