Como faço se paguei no mês de Setembro a menos R$391,60 o Carnê Leão?

Home »

Sr(a). Do site Perguntaria: DÚVIDA Sobre o Carnê Leão:

1- Recolhi Imposto do Carnê Leão deste mês de Agosto que paguei em Setembro, e esqueci de Somar R$391,60 Reais nos aluguéis! Como faço para compensar? Somo esse valor no mês seguinte? Grato! Santiago.

Santiago G. Saiz - Taguatinga - DF


// Respostas

Acredito que não há problema algum de você ter pago a menos o valor do carnê leão, uma vez que esse pagamento será revisto de qualquer forma na declaração de ajuste anual o que acontecerá em março e abril do ano seguinte. O carnê leão é uma modalidade de recolhimento do imposto de renda para pessoas que trabalham de forma informal, trabalho autônomo ou outra fonte de renda que não é retido na fonte. Para os trabalhadores formais e registrados em carteira, existe o chamado imposto retido na fonte que já é descontado na própria folha de pagamento.

Carnê leão e ajuste anual

Quando você paga o carnê leão você está fazendo basicamente a mesma coisa que as empresas fazem com imposto retido na fonte, mas em março e abril é feito o ajuste anual do imposto de renda e isto valerá tanto para quem teve o imposto retido na fonte como para quem pagou carnê leão. Nesta ocasião será apurado se a pessoa pagou imposto a mais ou a menos, se foi a mais terá direito a chamada restituição do imposto de renda, se foi a menos deverá fazer o pagamento da diferença daquilo que não foi pago. Então se você pagou a menos agora no carnê leão provavelmente terá de fazer esse certo na declaração de ajuste anual, mas como geralmente a gente acaba pagando sempre a mais, talvez você nem precise pagar a diferença depois.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade