Como escolher um curso técnico que seja bom?

Home »

Existe alguma estratégia para saber escolher bem um curso técnico que seja bom? Por exemplo: quais os cursos técnicos que existem e em quais áreas do conhecimento? O que uma pessoa precisa avaliar para saber escolher um curso?

PG - PG


// Respostas

Escolher um curso técnico é uma tarefa importante e certamente uma escolhe errada não só trará frustração, como fará uma pessoa perder tempo ou dinheiro, se for o caso. Mas como fazer uma escolha correta baseada em fatores mais objetivos?

Quais os cursos técnicos existentes

A primeira parte é conhecer os cursos técnicos que existem, ou seja, aqueles que são autorizados pelo Ministério da Educação no Brasil. Estes cursos podem ser consultados aqui e estão separados por área o que ajuda muito e permite ter uma visão de todos os cursos da sua área de interesse e assim facilitar o processo de escolha.

A segunda parte é buscar as informações de cada curso que você tenha interesse na escola onde pretende estudar. Informações como o preço (quando aplicável), carga horária, dias da semana em que haverá aulas, grade curricular do curso, entre outros. Com essas informações é possível, por exemplo, comparar um curso com outro e perceber aquele que teria mais chances de dar certo.

A terceira parte é menos objetiva é visa identificar o seu perfil com os cursos disponíveis. Veja o catálogo de cursos e faça, por exemplo, um processo de eliminação, tirando fora aqueles que você não faria de forma alguma. Daqueles que sobrarem, faça uma avaliação sobre cada um deles e pergunte a você mesmo se você gostaria não só de fazer aquele curso, mas também trabalhar naquela área.

Por fim procure informações sobre o mercado de trabalho, como remuneração, demanda de profissionais, condições de trabalho e outras informações. Isto é muito importante, pois muita gente fica encantada com determinado curso, mas as vezes o mercado de trabalho não é bom ou as condições de trabalho não são boas e isto precisa ser levado em conta.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade