Como entrar para estudar em universidade americana?

Home »

Como proceder para entrar para estudar em universidade dos Estados Unidos como a Harvard, Stanford, MIT, Princeton e outras universidades americanas renomadas? Existe vestibular como aqui no Brasil ou o processo para entrar nessas instituições é diferente?

PG - PG


// Respostas

As universidades americanas, especialmente aquelas de maior prestígio são alvos de muita disputa por parte de alunos do mundo inteiro buscando uma vaga nas sonhadas instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Mas para entrar em uma universidade americana não é tão simples, especialmente para estrangeiros que precisa enfrentar ainda a questão do idioma.

Lá as universidades utilizam um exame padronizado chamado SAT (Scholastic Assessment Test) que é uma espécie de ENEM americano. Algumas universidades utilizam alem do SAT outro exame chamado de ACT (American College Testing) que utiliza critérios diferentes do anterior. Para aquelas pessoas de outros países que não tem o inglês como idioma principal precisará também se submeter ao TOEFL (Test of English as a Foreign Language) que é um exame de língua inglesa e é usado pelas universidades americanas para avaliar o conhecimento do inglês de alunos de outros países que tentam entrar em suas instituições.

Segundo informações da Wikipédia, na Universidade de Stanford, por exemplos anualmente mais de 19 mil alunos tentam entrar e desses pouco mais de 12% conseguem, sendo que a participação de estrangeiros é de aproximadamente 5%.

Saiba mais sobre os exames:

Vale ainda observar que alem dos testes acima citados, muitas universidades optam pela análise de histórico escolar e até recomendações de professores.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade