Como entrar para a Polícia Militar e Polícia Federal?

Home »

O que é preciso fazer para entrar para a Polícia Militar e Polícia Federal? Existe concurso público para essas áreas ou há outro tipo de acesso à essas carreiras? Exames físicos, psicológicos são feitos, bem como análise de histórico da pessoa?

PG - PG


// Respostas

A Polícia Militar realiza sua seleção por meio de concursos públicos estaduais que são realizados com relativa frequência em todo o Brasil. No geral, o Policial Militar precisa ter segundo Grau completo, participar de um exame escrito, estar em dia com as obrigações militares, ter bons antecedentes, não possuir problemas de saúde e nem vícios que possam servir de impedimento ao exercício da profissão. Alguns processos seletivos são tão exigentes que chegam a reprovar candidatos que possuem tatuagens em lugares visíveis.

Para entrar na Polícia Federal é igualmente necessário participar de um concurso público, porém em âmbito nacional.

Fique atento aos editais de abertura dos processos seletivos. Em geral, os cargos exigem nível superior, em especial na área de “Direito”, mas outras graduações também podem ser aceitas dependendo do edital e da vaga a ser preenchida.

O candidato a Policial Federal precisa de mostrar apto em exames físicos, psicológicos e também na fase de investigação social onde qualquer conduta ou histórico reprovável por parte do candidato são motivos para a eliminação do candidato.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade