Como entrar em faculdade federal como UFSCar, UFRJ?

Home »

Como entrar em faculdade federal como UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e outras instituições públicas de ensino superior? Existe um vestibular unificado que vale pera todas as faculdades?

PG - PG


// Respostas

Quem desejar estudar em uma universidade pública federal princesa passar pelo processo de seleção de alunos que pode ser através do vestibular tradicional ou do ENEM. Nos últimos anos as universidades federais vêm pouco a pouco aderindo à prova do ENEM como processo seletivo em substituição ao vestibular tradicional que existia até então nessas instituições. Alguns cursos ainda requerem uma prova diferente daquela do ENEM dada a questões muito específicas como acontece por exemplo no curso de músicas onde é necessário avaliar certas aptidões que não podem ser feitas em uma prova objetiva.

Mas para a maioria dos cursos quando o aluno deseja ingressar na Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro e outras instituições federais ele deverá prestar o ENEM e no ano seguinte fazer sua inscrição no SISU o que é o sistema unificado de seleção do Ministério da Educação. O SISU usa a nota do ENEM e permite ao aluno se inscrever em pelo menos dois cursos de duas instituições. A partir daí eles fazem a chamada dos alunos que tiveram a melhor nota do ENEM para a inscrição naquele curso, se todos não fizeram inscrição haverá uma segunda chamada e assim por diante.

Site do Enem: http://enem.inep.gov.br

Site do SISU: http://sisu.mec.gov.br



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade