Como encontrar reportagens antigas de jornais

Home »

Quais foram os primeiros jornais a terem publicações no Brasil? Como encontrar notícias, reportagens e outras informações antigas de jornais da época? Existe algum site que cataloga essas publicações antigas e que podem ser acessadas gratuitamente pela internet?

PG - PG


// Respostas

Graças a um serviço muito útil da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro que digitalizou jornais antigos de várias épocas e de várias regiões do país, é possível fazer a consulta pela internet nessas publicações antigas, com reportagens, notícias de outras publicações comuns. Na verdade o serviço fez a digitalização do jornal inteiro que permite consultar detalhes importantes que ajudam a contar a história de uma época, mostrar curiosidades, ajudar a entender fatos e acontecimentos que ficaram esquecidos para muitas pessoas, entre outras possibilidades.

O nome do site é Hemeroteca Digital Brasileira e a consulta ao acervo é gratuita com uma quantidade enorme de títulos disponíveis. Neste link você encontrará a relação de jornais antigos, bem como a opção de fazer buscas. http://hemerotecadigital.bn.br/titulos

Primeiros jornais

Segundo os dados do site os primeiros jornais do Brasil foram a Gazeta do Rio de Janeiro e o Correio Brasiliense, ambos datam de 1808. Mas a quantidade de jornais antigos e outros periódicos impressionam e é um acervo sem precedentes na internet.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade