Como é gerada a energia elétrica e eólica?

Home »

Como é feita a geração de energia elétrica ou hidrelétrica e a energia eólica? Quais são as fontes geradoras dessas energias que são usadas no Brasil?

PG - PG


// Respostas

No caso da energia eólica, o vento gira numa hélice, esta que é conectada a um gerador e produz assim a eletricidade. Para que exista uma central eólica, você precisa de vários sistemas destes interligados a uma central de transmissão de energia. Daí, a quantidade de energia que será produzida dependerá do tamanho das hélices que captam o vento e também dos ventos da região. Os ventos devem ser não apenas fortes, mas regulares para que possa ter um bom aproveitamento de energia eólica. Assim também é recomendado que não estejam ligados fenômenos climáticos, como os tufões.

O Brasil é considerado um dos maiores potenciais para esse tipo de energia em todo o planeta. No entanto, a energia eólica é muito pouco explorada por aqui, espera-se que com o Programa de Incentivo às Forças Alternativas de Energia, parte do Ministério de Minas e Energia, a energia eólica possa ser mais produzida, suprindo parte da nossa necessidade de energia.

Já a energia elétrica é produzida por meio da água, do sol e do vento. Ela é considerada energia limpa, já que não excreta poluição para sua produção, nem no consumo. O bom da energia elétrica é que é uma fonte inesgotável, ou como sempre dizem, uma fonte renovável, o que é bem diferente do petróleo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade