Como é feito a correção das provas do ENEM? Prova objetiva e redação

Home »

A prova do Enem é super concorrida e muita gente fica com medo de ir mal na prova. Mas como ter certeza que seja não haverá erros na correção e um aluno ser prejudicado por isso. Como o Ministério da Educação efetua a correção das provas do Enem?

PG - PG


// Respostas

De fato esta é uma preocupação bastante justificável pois dado ao enorme peso que a prova tem, seria bastante complicado haver erros na correção e consequentemente na eliminação injusta de um candidato. Veja como é feita a correção da prova objetiva e também da redação do Enem, segundo as informações do Ministério da Educação.

Correção da prova objetiva

Quando o aluno faz a prova ele precisa passar as respostas no chamado cartão-resposta onde constará as opções que ele fez de cada pergunta da prova. Então a correção é feita usando este cartão através de leitura óptica, algo já bastante comum em outros tipos de provas ou mesmo nas lotéricas para registrar os jogos. O MEC recomenda que se use caneta preta para anotar o cartão-resposta e assim evitar que haja problemas de leitura e consequentemente de correção.

Correção da redação

Já a correção da redação é bem mais complicada uma vez que ela é feita manual por dois corretores sendo que cada competência poderá receber no máximo 200 pontos e sabendo que são 5 competências então cada redação poderá obter nota máxima de 1000. Funciona assim:

  • Dois corretores fazer a correção sem um saber da nota que o outro deu;
  • Cada corretor dará a sua nota nas cinco competências podendo totalizar 1000 pontos;
  • A nota da redação será encontrada com a média da nota dos dois corretores;
  • Se houver diferença superior a 200 pontos na nota final ou superior a 80 pontos em uma competência, um terceiro corretor será chamado para fazer uma nova correção.
  • Se a nota do terceiro corretor for discrepante com pelo menos um dos dois primeiros, será considerada a média das duas notas qua mais se aproximarem.
  • Mas se a nota do terceiro for discrepante com os dois primeiros, a redação passará por uma banca composta de três corretores que dará a nota final.


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade