Como é estudar a distancia? O que muda para o aluno?

Home »

Como é estudar a distancia? Qual a opinião de quem jpa fez uma faculdade pela modalidade EAD? O que muda para o aluno em termos de estudo, aprendizado e outras características?

PG - PG


// Respostas

Fazer uma faculdade a distância é tão desafiador como fazer uma faculdade presencial, eu já fiz faculdade à distância e posso afirmar que ela tem todas as exigências de um curso presencial, com a diferença que você tem que estudar à distância e não está a todo tempo ao lado do professor ou na escola para sanar suas dúvidas, logo é preciso o aluno ter muito mais autonomia para buscar alternativas de construir o próprio conhecimento,  ao invés de ficar dependendo muito do professor e da instituição.

Do ponto de vista de aprendizado e ele também pode ser tão bom quanto no modelo presencial mas é necessário que o aluno tenha consciência do papel que ele precisará desenvolver ou das responsabilidades que terá de assumir, isso inclui ele conhecer também seus limites. Nem todas as pessoas deveriam estudar à distância, existem pessoas que não têm autonomia e não conseguem desenvolver sozinhos da mesma forma que outras. Neste caso essas pessoas podem ter mais dificuldade para aprender pelo modelo EAD do que se fosse em um curso presencial. Eu acredito que este seja o principal ponto para uma pessoa analisar antes de optar por uma modalidade ou outra.

Para o aluno muda o fato dele não estar dentro da escola e não ter um acompanhamento muito próximo do professor e portanto a responsabilidade e volta para ele que deverá saber se orientar e organizar os seus estudos de uma forma mais autônoma e levar para a escola e ao professor nas aulas pontuais suas dúvidas e necessidades.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade